maiza.santos.186573@gmail.com
O Jiu-jítsu é uma arte marcial que surgiu no Japão e que apresenta golpes para que você domine o seu oponente. Como quase todas as lutas vêm com o ensinamento de ancestrais, não podemos apontar com precisão quando surgiu. Encontramos esse estilo em diversos povos da índia, China e Japão Feudal, onde foi refinada na escola de samurais, por volta do século III e VIII. Tem o sinônimo literal Arte Suave – por que o que prevalece é a técnica e não a força física, necessariamente.
Surgiu com a finalidade de que, no campo de batalha, um samurai poderia se defender caso ficasse sem armas. Com golpes, quedas e estrangulamentos, a manipulação é feita com uma grande eficiência.
Mitsuyo Maeda foi um dos grandes mestres que teve como missão principal conhecer a arte e disseminar para todo o mundo. O mestre Maeda deixou o Japão no ano de 1904 para visitar inúmeros países e realizar várias demonstrações e combates.
Em 1914, Mitsuyo Maeda chegou ao Brasil e foi auxiliado e recebido por Gastão Gracie. Para agradecer a hospitalidade de Gastão, o mestre ensinou a Carlos Gracie (filho de Gastão). Em meados do século XX, Carlos Gracie transmitiu os seus conhecimentos marciais aos irmãos Osvaldo, Gastão, Jorge e mais tarde para Hélio Gracie. Ao aprofundar os estudos, os irmãos Gracie desenvolveram o Jiu-jítsu Brasileiro, que é uma variante distinta da arte marcial original.
O Jiu-Jítsu Brasileiro pode ser classificado como uma ciência exata dos movimentos coordenados de defesa pessoal, que utiliza alavancas e bloqueios de respiração sem magoar o seu agressor, mas que o forçam a desistir.
![]() |
Alunos durante o treino de jiu-jítsu Foto: estacaosaudecxs.wordpress.com |
Nenhum comentário:
Postar um comentário