quarta-feira, 21 de novembro de 2018

O olhar absoluto de um competidor

Ana Carneiro
anapaulacarneirocareli@gmail.com

Falar sobre o Jiu-Jítsu como o conhecemos hoje e não mencionar o perfil competidor atual dessa arte marcial é ficar parado no tempo. Existem campeonatos em praticamente todos os fins de semana no Brasil inteiro e no mundo.
Mas como mapear o perfil de um competidor de jiu-jítsu dentro e fora dos tatames? Qual a preparação física, psicológica e os cuidados que todo competidor deve ter? Será verdadeira a afirmação de que esses atletas carregam a postura que têm nos tatames para sua vida particular?
Bruno Vinícius Seta Lagares é um exemplo de como carregar esse título de competidor com nobreza. Defensor Público, casado com a bela Renata, pai da incansável Raphaella, Faixa Preta da Escola De La Riva de Jiu-Jítsu com 23 anos de quilometragem nos tatames, Bruno ou Valderrama, como é alcunhado no meio, é um competidor completo. Frequência nos treinos e um ritual saudável de vida são as formas em que Bruno prepara seu corpo para os embates. “Eu gosto bastante de treinar! Jiu-Jítsu  é uma paixão então naturalmente treino com uma frequência boa. Quando uma competição se aproxima, procuro intensificá-los conjugando com exercícios de força e flexibilidade. A alimentação não é descuidada pois, apesar de lutar com o peso que tenho, busco evitar  excessos”, disse o atleta considerado peso  pluma.


  Bruno Lagares competindo no último Gracie pró
                                  Foto: Diego Mere e Igor pereira 

Quem treina com Val sabe que mesmo nos rolas do dia a dia ele busca sua preparação na excelência. Como disse Luan Santos, companheiro de equipe de Bruno desde 2006: “Treinando ou competindo ele é duríssimo! Para seu peso é extremamente forte e ágil. Como dizemos ele é o melhor peso por peso da academia". Mas a preparação de um competidor completo não está simplesmente no corpo. A mente é uma grande aliada. 
Bruno busca preparar sua mente por mergulhar no ambiente, como disse: “representar a família De la riva da melhor forma, e me sentir como parte daquele todo do campeonato, é o que me impele”.
E Helvécio Pena, Faixa Preta, companheiro de equipe e de competições, e amigo de toda uma vida, conta como a preparação mental fez com que Bruno, na final do Brasileiro sem Kimono de 2009, virasse o jogo de forma impressionante! Como relatou: “O Val, perdendo de dois pontos, manteve o sangue frio e com isso reverteu o jogo em uma virada espetacular  fechando em 9 à 2, levantando assim a torcida De La Riva presente e me deixando muito emocionado. Para mim, além de um irmão, ele é uma referência no Jiu-Jítsu”.
E essa é outra faceta que todo competidor e atleta deve buscar, um ótimo inter-relacionamento nos treinos do dia a dia com seus parceiros de tatame. E essa busca em ajudar seus companheiros também é característica do atleta Bruno. Tiago Rosa, professor baseado nos Emirados Árabes, relatou a generosidade do competidor: “Uma pessoa com um caráter impar dentro e fora dos tatames. Ele sempre está disposto a ajudar no final do treino os amigos dando
dicas e conselhos”.

      Concentração de competidores no Maracanãzinho
                                Foto: Ana Carneiro 

Bruno em família após a vitória
Foto: 
Renata Deschamps Lagares 
E o mergulho final de toda preparação para uma competição é o dia da luta. Igor Pereira, que lutou em sua categoria ao lado do companheiro de equipe no último Gracie Pro, deu o arremate final sobre como o convívio com um verdadeiro competidor pode impactar positivamente seus parceiros de equipe. “Carismático, divertido, sempre pronto para treinar, ele é admirado por todos. Não é a toa que é um dos melhores representantes da Escola De la Riva em campeonatos! Sempre se jogando e trazendo resultados”, como relatou Igor, que desde 2009 convive com o amigo no tatame azul e amarelo do CT em Copacabana.
Os resultados são a consequência de todo esse  trabalho. E não é a toa que no último Gracie Pro, realizado no Maracanãzinho, considerado por muitos o Templo da Luta , que Bruno Lagares lutou de forma Magistral  como um ‘Nikola Tesla do Tatame’ no Absoluto, se sagrando campeão na sua categoria. 

Os aprendizes de competidores devem se preparar com o mesmo olhar e persistência do atleta Bruno, que arrebanhando amigos e admiradores dentro e fora dos tatames, mostra  em competições e na vida, o jeito certo de amar a Arte Suave de forma absoluta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O olhar absoluto de um competidor

Ana Carneiro anapaulacarneirocareli@gmail.com F alar sobre o Jiu-Jítsu como o conhecemos hoje e não mencionar o perfil competidor atu...